Prato Cheio

Baía de Guanabara, purgatório da beleza e do caos

Episode Summary

Nesse episódio, embarcamos numa expedição com um biólogo que tenta responder essa pergunta.

Episode Notes

Antes dos europeus, a Baía de Guanabara tinha baleias, tubarões, golfinhos e tantos peixes que dava para pegar com a mão. A colonização foi tirando das águas tudo o que podia, e jogando nelas o que não podia: esgoto, metais pesados, petróleo… A despoluição é uma promessa feita por governadores do Rio de Janeiro pelo menos desde os anos 1980. Renovada a cada ciclo eleitoral, ela nunca é cumprida. Como séculos de poluição impactaram a vida naquelas águas? Neste episódio, embarcamos numa expedição com um biólogo que tenta responder essa pergunta.

A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site.  O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. Este episódio é fruto de um edital do Instituto Serrapilheira pra fomentar a cooperação entre jornalistas e cientistas. A temporada tem o apoio da Fundação Heinrich Boll. ACT Promoção da Saúde, Oak Foundation, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga e Instituto Clima e Sociedade são apoiadores regulares dos nossos projetos.

Entre em nosso canal do Whatsapp e fique mais perto da nossa comunidade. Contamos com a colaboração  de leitores e ouvintes para continuar produzindo conteúdo independente e de qualidade. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!