Este é o primeiro de dois episódios sobre as relações entre carne bovina e o caos climático no Brasil.
A pecuária responde por mais de 70% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil. O país enfrenta ondas de calor extremo e 2024 foi o ano mais quente da história. Se precisamos reduzir as emissões, por que não discutir a redução do rebanho e do consumo de carne? Este é o primeiro de dois episódios sobre as relações entre carne bovina e o caos climático no Brasil. Mostramos que o caminho traçado para esses animais ao longo de cinco séculos e diferentes ciclos econômicos coloca o país hoje em uma encruzilhada. Os bois e as vacas estavam na certidão de nascimento do Brasil. Será que eles estarão também na certidão de óbito?
A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oak Foundation, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.
Entre em nosso canal do WhatsApp e fique mais perto da nossa comunidade. Contamos com a colaboração de leitores e ouvintes para continuar produzindo conteúdo independente e de qualidade. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!