O Prato Cheio volta em um episódio bônus para contar as histórias de trabalhadores contaminados que a JBS fez questão de ignorar.
A brucelose é uma doença causada por uma bactéria chamada Brucella Abortus e pode causar uma série de graves problemas de saúde. A bactéria salta dos rebanhos de gado para os humanos e, por isso, é comum encontrar pessoas infectadas em frigoríficos e unidades de processamento de carne. O repórter Marcos Hermanson descobriu e decidiu investigar alguns casos de brucelose que surgiram em frigoríficos da maior produtora de carne do Brasil e a 4ª maior corporação alimentícia do mundo: a JBS. Ele encontrou fraudes, violações trabalhistas e um enorme esforço por parte da empresa para que nada disso viesse à tona. Essa história toda você ouve neste episódio bônus do Prato Cheio.
Recomendamos também que você leia a reportagem completa em nosso site: ojoioeotrigo.com.br. A terceira temporada do Prato Cheio estreia em breve, fique ligado nas nossas redes!
ERRATA: Neste episódio do podcast afirmamos que os produtores compram as vacinas e as descartam sem aplicá-las. Na realidade apenas veterinários podem adquirir as vacinas. O que ocorre é a prática de pagar veterinários para assinar laudos fraudulentos de vacinação, o que permite a infecção de animais e, consequentemente, de trabalhadores dos frigoríficos.
Pesquisa Marcos Hermanson | Roteiro e narração Victor Matioli e Marcos Hermanson | Edição de som Victor Oliveira | Produção executiva Marina Yamaoka | Trilhas Victor Oliveira e Blue Dot Session | Redes sociais Amanda Flora | Design Denise Matsumoto e Clara Borges.